⭐ Notas: DC 97 | JR 16 | JL 91
Uva(s): 80% Grenache Noir e 20% Syrah.
Apelação: Chateauneuf Du Pape
Descrição:
Entre Orange e Avignon, na margem esquerda do rio Rhône, foi edificado o antigo Castelo do Papa. Peregrinos, cruzados, templários, huguenotes, papas e reis, bem como ladrões e invasores, todos passaram por este lugar notável. Duas famílias de longa data e bem conhecidas de Chateauneuf du Pape, Jeune e Establet, cujos ancestrais remontam ao século 14, uniram suas propriedades por um casamento entre Christiane Establet e Pierre Elie Jeune em 1960, e o Domaine du Grand Tinel foi estabelecido em 1972.
Um vinho encantador, frutado e delicioso que oferece muitos aromas e sabores de morango, framboesa preta, garrigue e especiarias. O nariz é picante e apimentado. Há também notas de cassis, violeta e cereja cozida levemente tostada. Na boca, os taninos são sedosos, o vinho é quente e tem bom comprimento. A abrir 15 min antes do serviço. Beba agora ou guarde por 8 a 10 anos
Técnicas de produção:
Colheita: manual, seguida de uma triagem sistemática
Vinhas: idade média de 74 anos
Solo: sílica-argiloso com seixos arredondados
Vinificação: tradicional e fermentação termorregulada
Envelhecimento: syrahs são envelhecidos por 12 a 18 meses em barris para revestir os taninos e ganhar redondeza e doçura. Os Grenaches mais tânicos envelhecem 12 a 18 meses em cubas e barricas. O mais sedoso em cubas de inox para preservar os aromas frutados e manter o requinte e a elegância.
Jancis Robinson:
Tasted blind. Raspberry-ripple aromas on the nose, very candied and sweet. Furry tannins, fine acidic lift and spicy, savoury contrast on the finish. Fairly light for the appellation.
Apelação: AOP Chateauneuf Du Pape
Região: Rhône
Tipo: Tinto
Safra: 2018
Produtor: DOMAINE DU GRAND TINEL