⭐ Notas: [safra 2021] JR 16.5 | TA 93
Uva(s): 100% Pinot Noir.
Apelação: Volnay 1er Cru
Descrição:
Um fino e elegante tinto, proveniente de um Premier Cru em Volnay. O cuidado com o ambiente, juntamente com o respeito pela tradição e o trabalho artesanal, dão origem a um vinho cheio de matizes que certamente vale a pena degustar. Vinha de meia encosta com argila vermelha sobre a rocha calcária. Plantadas entre 1932-1978. É bom, compacto e requintado, bastante estratificado e detalhado, certamente com muito frescor ao lado de fruta de caroço, cereja e fumo de madeira. Os taninos são de granulação fina, mas acrescentam presença, o que mantém a sua forma num final longo.
Macio e suculento, repleto de maturidade que quase sugere o Novo Mundo! Este vinho é cheio de beleza feminina, muito sensual com taninos suculentos e sacos de cereja. De cor vermelho cereja claro a médio. Fruta vermelha escura, viva, apimentada. Textura seca e refinada. Tenso, parece um pouco menos rico que o Vieilles Vignes, mas tem maior persistência e os taninos acrescentam uma frescura encantadora. Elegância e não poder. Comprimento em vez de profundidade e maior potencial de envelhecimento.
Técnicas de produção:
. Clima: Vinho proveniente do clima de Champans.
. Terroir: sopé de encosta, solos rasos, compostos por calcário oxfordiano. Anos de plantio: 1932, 1950 e 1978.
. Colheita: manual e monoparcelar
. Vinificação: tradicional. Após desengace completo, a colheita é colocada em cubas para macerar durante uma média de 14 a 18 dias.
. Envelhecimento: A propriedade utiliza entre 10 e 15% de barricas novas durante 14 a 16 meses.
Apelação: AOP Volnay 1er Cru
Região: Bourgogne Tinto
Tipo: Tinto
Safra: 2022
Produtor: Domaine Joseph Voillot