Apelação: Bourgogne
Uva(s): 100% Pinot Noir
Nota(s): [safra 2020] CT 90
Descrição:
Este Bourgogne Pinot Noir de frutos vermelhos, picantes e terrosos vem de uma mistura de vinhedos, começando com as apelações superstar Morey-Saint-Denis e Chambolle-Musigny. A localização destas vinhas é muito baixa na encosta, onde o solo profundo de argila e rocha calcária eleva os frutos aveludados do vinho tornando-o de fácil acesso. Outra proporção vem de Hautes-Côtes de Nuits, mais a oeste da Côte d´Or. Essas parcelas são muito mais altas em altitude (cerca de 1.500 pés, com as outras na Côte principal cerca de 800 pés) e em solo muito pedregoso, o que dá um toque de tensão e texturas minerais agradáveis e suaves. A safra aumenta ainda mais a acessibilidade deste fabuloso vinho da Borgonha.
Envelhecimento: Amadurecido por 14 meses em barris de 225l (50% de madeira velha no Grand Cru, 60-70% de madeira velha em todas as outras), armazenado em tanques de aço 2 meses antes do engarrafamento. Sem colagem ou filtração.
Produtor: David Duband
Foi em 1991 que nasceu o Domaine David Duband, na continuidade da exploração de Pierre Duband, iniciada em 1965. A partir daí, este domínio da Borgonha é distribuído pelas denominações Nuits-Saint-Georges e Nuits-Saint-Georges 1er Cru "Aux Thorey" e "Les Procès". Posteriormente, a exploração não para de se expandir, especialmente em 1995 após a saída de Pierre Duband e a aquisição de suas parcelas, mas também em 1998 com a chegada do primeiro Grand Cru na serra de Duband, além da aquisição de uma parcela em Vosne Romanée.
Apelação: AOP Bourgogne
Região: Bourgogne Tinto
Tipo: Tinto
Safra: 2021
Produtor: DOMAINE DAVID DUBAND