⭐ Notas: [safra 2021] TA 95 | TWCI 94+ | [safra 2016] JR 16.5
Uva(s): 100% Pinot Noir.
Apelação: Pommard 1er Cru
Descrição:
Um caso de família há cinco gerações, o Domaine Joseph Voillot em Volnay se estende por 10 hectares divididos em 35 parcelas e 17 denominações de Volnay, Pommard, Meursault e Beaune. Em 1995, Joseph Voillot aposentou-se e foi seu genro, Jean Pierre Charlot, quem assumiu as rédeas do domínio. Jean-Pierre Charlot é mestre em enologia, disciplina que leciona há muito tempo em Beaune. O trabalho realizado nas vinhas e na adega é tão clássico quanto possível, mas é tudo muito bem feito. Na vinha o solo é trabalhado duas a três vezes por ano, e na adega a vinificação é feita de forma tradicional e por parcela, com leveduras indígenas e puncionamento. Os períodos de maturação duram entre 16 e 18 meses, sendo cerca de 25% dos barris novos. Este domínio é conhecido pela delicadeza e equilíbrio perfeito dos seus vinhos.
Esta cuvée oferece belos aromas de frutas vermelhas e pimenta. Nariz rico, denso e muito fresco a frutos silvestres muito frescos. Há especiarias aqui também. O paladar oferece um frescor vibrante desde o início. É macio, estruturado por taninos finos e realçado por uma agradável frescura e um final longo. Vinho muito suculento e picante. Muito movimentado e complexo, com muita estrutura.
Técnicas de produção:
. Clima: Vinho proveniente de Les Rugiens.
. Terroir: meio da encosta, solos rasos, compostos por solo calcário bathoniano e marga argovianas. Vinhas plantadas em 1963.
. Colheita: manual
. Vinificação: tradicional. Após desengace completo, a colheita é colocada em cubas para macerar durante uma média de 14 a 18 dias.
. Envelhecimento: A propriedade utiliza entre 10 e 15% de barricas novas durante entre 16 e 18 meses.
Apelação: AOP Pommard 1er Cru
Região: Bourgogne Tinto
Tipo: Tinto
Safra: 2022
Produtor: Domaine Joseph Voillot